Início » Tratamentos » Sedação Consciente
Sedação Consciente
Maior conforto no seu tratamento médico dentário
No dia 02 de março de 2020, a ORTOPÓVOA Ld.ª estabeleceu uma parceria de exclusividade com a SedaCare – Sedação em Medicina Dentária.
Com o recurso a equipamentos de alta-fidelidade para perfusão endovenosa contínua de fármacos e com monitorização permanente dos sinais vitais, a SedaCare consegue assim, através da sua equipa de médicos anestesistas e enfermeiros experimentados, induzir um grau de sedação que pode ir de ligeiro a moderado, vulgarmente conhecida por “sedação consciente”, consoante a necessidade do médico dentista e o conforto do paciente.
Usufruindo também dos efeitos sedativos dos fármacos, a grande maioria dos pacientes não apresenta qualquer recordação do procedimento o que, no caso de pacientes traumatizados, acaba também por os ajudar a ultrapassar os seus medos e fobias por forma a que, no futuro, não seja necessário recorrer à sedação para novos tratamentos.
Seja por necessidade ou por mero conforto, a sedação consciente é, muitas vezes, a solução procurada para proporcionar tratamento aos seus pacientes. E, a ORTOPÓVOA consciente desse facto, entendeu proporcionar aos seus pacientes essa tecnologia de conforto clínico.
"A sedação consciente é uma técnica com perfeitas condições de segurança, que permite reduzir o medo, a ansiedade e até o reflexo de vómito que muitos pacientes sentem durante as consultas de medicina dentária".
Em que consiste a Sedação Consciente?
A sedação consciente é um grau de sedação em que o paciente se encontra a dormir, mantendo apenas alguns dos reflexos mais elementares, como sendo a respiração espontânea e o reflexo de tosse.
Esta sedação pode ser induzida de várias formas e pode ser aplicada tanto a adultos como a crianças.
Para a indução da sedação consciente, a SedaCare utiliza fármacos dos laboratórios mais conceituados a nível nacional e internacional, por forma a garantir a melhor qualidade e segurança possíveis aos seus pacientes.
A indução do fármaco sedativo é controlada por equipamentos especializados, assim como os sinais vitais do paciente são permanentemente vigiados pelos profissionais SedaCare através de um monitor desfibrilhador de alta fidelidade.
Ao longo do procedimento, os pacientes poderão oscilar entre um sono profundo ou um sono ligeiro, consoante o conforto do paciente e a necessidade de colaboração do paciente, por parte do médico dentista.
Este tipo de sedação é uma técnica segura, quando praticada por equipas especializadas como a da SedaCare, e permite reduzir o medo, a ansiedade e até mesmo o reflexo de vómito apresentado por diversos pacientes durante as consultas de medicina dentária.
Esta técnica é amplamente utilizada em outras áreas da medicina, como a gastroenterologia na realização de colonoscopias com sedação, sendo apenas diferente na sua duração.
Quem pode usufruir de Sedação Consciente?
Qualquer pessoa pode usufruir das vantagens da sedação consciente, desde as crianças aos adultos, seja por medo ou fobia do tratamento dentário, ou seja, pelo simples facto de não quererem passar pelo desconforto de um procedimento dentário de longa duração.
Para muitas pessoas, o simples facto de ter de estar sentado e imóvel na cadeira de um dentista durante várias horas pode ser, por si só, um fator de desconforto e stress. Para essas pessoas a sedação consciente irá transformar todo esse desconforto num tranquilo e repousante sono.
Há ainda algumas pessoas cuja simples expectativa da realização de um procedimento dentário (e da dor associada) é por si só um fator desencadeante de ansiedade. Esta expectativa e o stress por si gerados podem, por si só, interferir ou mesmo impedir os tratamentos dentários de que tanto necessitam. Estas são as pessoas que mais lucram com a possibilidade da sedação consciente que agora a ORTOPÓVOA disponibiliza, pois estas pessoas vão passar a poder usufruir dos tratamentos dentários que tanto necessitam e dos quais estão privadas pelos seus medos e fobias.
Por último, as crianças que têm dificuldade em colaborar com o médico dentista durante os tratamentos, seja pelo simples facto de terem obrigatoriamente de estar quietos durante longos períodos de tempo, ou seja pelo medo incutido pelos sons produzidos pelos equipamentos, serão também especialmente beneficiadas por esta nova técnica. No caso das crianças não há uma idade mínima definida para a realização da sedação consciente, mas sim diversos critérios como a idade, o peso e a altura pelo que cada caso será avaliado individualmente.
É um método seguro?
Sim, quando realizada por profissionais especializados na área.
Por este motivo a SedaCare apresenta sempre na sua equipa um médico anestesista e um enfermeiro com larga experiência neste tipo de procedimentos, que são sempre acompanhados de todos os equipamentos necessários à correta e segura realização da técnica, assim como todos os materiais e fármacos necessários a uma situação de emergência, pois só assim se pode afirmar que é um procedimento seguro.
Quais as limitações da sedação consciente?
Algumas pessoas com patologia de base poderão estar impedidas de realizar sedação consciente.
Por este motivo, todos os pacientes têm obrigatoriamente de responder a um questionário pré-anestésico que será avaliado e validado pelo médico anestesista destacado para o procedimento.
Em raros casos, pessoas com patologia cardíaca, patologia da tiróide (ou outras), poderão ter de realizar exames ou análises complementares, consoante a necessidade.
Como fazer para poder usufruir de um tratamento médico dentário com sedação consciente na Ortopóvoa?
No momento da consulta que informa os tratamentos necessários para a reabilitação oral, poderá pedir informações sobre o orçamento e a possibilidade de usufruir deste procedimento durante o seu tratamento médico dentário.
Quais as características da sedação consciente?
Efeito rápido
A atuação dos fármacos pode variar um pouco de pessoa para pessoa, sendo que, regra geral, o efeito dos fármacos começa a ser sentido ao fim de 2 a 3 minutos após a sua administração.
Segura e Controlável
O médico anestesista e o enfermeiro presentes no procedimento, através dos equipamentos utilizados, controlam a dosagem de fármaco administrado por forma a encontrar o equilíbrio perfeito entre o efeito desejado e a segurança do paciente.
Recuperação rápida
A recuperação deste tipo de sedação pode variar de pessoa para pessoa, sendo que, habitualmente, o paciente é considerado como totalmente acordado cerca de 30 minutos após terminar o tratamento. No entanto, em alguns casos, a recuperação pode ser um pouco mais demorada, consoante vários fatores como a duração do procedimento, a idade do paciente ou os fármacos utilizados, pelo que se aconselha a que, logo após o tratamento, o paciente evite trabalhar, conduzir ou realizar outras tarefas potencialmente perigosas.
Poucos efeitos secundários
Algumas pessoas mantêm-se sonolentas durante algumas horas, podendo haver necessidade de acompanhamento por parte de outra pessoa, nas horas seguintes ao procedimento.
Mais simples do que a anestesia geral
É um procedimento fácil, seguro e com baixo risco para o paciente.